segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Qual o Disney Especial mais valioso

Os Reedição com numeração fake?

Inventaram que os mais valiosos Disney Especial seriam aqueles 174, 176, 178 e 180. A verdade é que essas revistas não passaram de Reedição dos números antigos da própria revista.

Procurando aumentar as vendas da revista, alguém da Abril jovem teve a "brilhante" ideia de juntar a numeração de Disney Especial com Disney Especial Reedição. Aí com isso, em vez de Aventuras no Fundo do Mar, que foi Disney Especial 103, ser Disney Especial Reedição Nº108, acabou ficando como Disney Especial 174.

Qual a diferença do Disney Especial 174 para o 103? Algumas histórias a menos e papel de qualidade pior...

Não consigo entender a necessidade de alguém ter esses 4 números, só para dizer que está com a coleção completa? Será que alguém compra todos os Zé Cariocas para completar a numeração do Pato Donald?

Acho loucura qualquer colecionador querer dar esse valor todo só para um número abstrato e quase 800 páginas repetidas que só irão ocupar espaço em uma estante...


Os primeiros números?
Não vejo candidatos mais fortes para serem considerados os mais valiosos.

Numeração baixa, ser o mais antigo, sem dúvida valoriza bastante uma edição.

O material também, a capa é bem melhor e o papel também. No máximo a desvantagem de um Disney Especial mais antigo é na tecnologia, os um Disney Especial de numeração entre 80 e 120 considero com cores mais vivas, são edições bem mais caprichadas neste aspecto.

Outra vantagem dos primeiros números é revista foi sofrendo um enxugamento no número de páginas. Na época alguém da Abril era bem canguinha com o número de páginas e aos poucos foi reduzindo e emagrecendo os volumes de Disney Especial, talvez por períodos de crises econômicas, entre 72 e 99 o Brasil passou por muitas... Alô PT! Tamo junto, eu tenho memória e lembro! Mas retomando...

Os primeiros 7 volumes tiveram 296 páginas, depois entre o 8 e 47 a revista passou para 260, depois entre 48 e 140 ficou com 228 páginas e finalmente nos números finais a revista tinha apenas 196 páginas, ainda tentaram depois um novo Disney especial com 144 páginas.. Nunca os editores se tocaram que uma das maiores magias da revista era o NÚMERO DE PÁGINAS!!!  Muita gente que comprar queria mais páginas e estava disposto a pagar um pouco mais para ter elas, e não pagar por volumes magros...

obs: (Os Espertos Disney Especial 122 tem 196 páginas e o revista do azar, foi ela que fechou a revista ela foi o Disney Especial 180!)


 Mas quando percebi que os primeiros tinham mais páginas para mim essas edição eram ainda mais especiais! Falando nisso eu criança era acostumado com os de 228 páginas, até que em um sebo encontrei um Disney Especial antigo de 260 páginas, Os Gigantes... Como eu era criança deduzi que tinha mais páginas por causa do tema. Depois até a minha adolescência o meu sonho era conseguir todos os Disney Especial com 260 páginas, nunca tinha isto um com mais... Até que comprei por APENAS 2 REAIS!!! achando em um sebo uma edição de Os Aventureiros com 296 páginas!!! Comprovando para mim o quanto seriam especiais achar essas primeiras edições.

Um Os Bandidos perdeu entre a primeira edição e a Reedição 68 páginas!!  Engraçado é que Disney Especial Reedição e Disney Super Especial mantém o mesmo número de páginas, mas trocam algumas histórias. Uma história com o Lobão foi reeditada apenas no Disney SuperEspecial, enquanto uma história do Mickey só tem no reedição.
Mais detalhes você pode conferir no Inducks, Disney Especial 1

Mas a maior maldade acontece com As Mulheres, que no Disney SuperEspecial tem apenas 196 páginas. Misteriosamente a revista voltou no o número seguinte ter 228 páginas... Mas com o corte, As Mulheres no SuperEspecial perdeu 98 páginas! É o recorde de edição mais picotada.

Mas ao meu ver para um colecionador com dificuldade de achar os primeiros números, essas reedições podem servir como quebra galho. O que na minha opinião faz os números como Os terríveis de valor inferior a uma edição que não foi reeditada.

Dos primeiros 50 números 4 edições não tiveram reedição no Disney Especial Reedição e são elas:

Os Inesquecíveis nº6
Natal nº20
Os Namorados nº22
Natal (novamente) n°26

Engraçado que posteriormente Os Namorados ganharam uma reedição no Disney SuperEspecial. E as edição de Natal foram reeditados no Natal de Ouro, revista que começa em 1979, algumas histórias foram reeditadas antes até do Disney Especial Reedição Os Bandidos que é de 1980.

Quem não teve reedição foi Os Inesquecíveis, talvez pelo número de páginas de algumas histórias tenham complicado a reedição ou os personagens fora do comum, como Alonso e Tadeu (nem lembro o nome correto do personagem, só pegando a minha edição para conferir)...

Mas isso faz essa edição de Os Inesquecíveis ter tudo para ser valorizada, não tem consolo, a maior parte das histórias foram reeditadas em 1973 e nunca mais! Tem até tiras do Gottfredson (confirma Inducks) Poderá conferir que a História foi publicada no Brasil pela primeira vez em 1952 no Pato Donald, depois no Mickey 23 em 1954 e no Disney Especial de 1973, depois nunca mais!


Eu vou continuar nos próximos dias, irei colocar imagens na postagem também.

Capas sem graça e parecidas

Quantas vezes eu já li por aí pessoas reclamando das capas das revistas.



Eu que muitas vezes na correria não tenho tempo de ler todas, pego e compro e guardo. Muitas vezes não memorizo muito bem as capas, aí chego na banca e me pego com dúvida:

Eu lembro de comprar uma com o Mickey sozinha na capa, será que já não comprei?

Felizmente capas com essas duas fogem a regra:

É interessante, uma capa com destaque para uma história. 

Peninha que raramente está em uma capa e ao contrário dos números anteriores não está sozinho. É um tipo de capa simples, mas que segue o estilo das boas capas tradicionais que você poderia encontrar em um Pato Donald da década de 70.

domingo, 25 de outubro de 2015

As capa dura disney

Em pouco tempo serão lançadas 4 novos exemplares de capa dura Disney.

Como nesse .gif que copiei do planeta gibi:

EM NOSSA LOJA:

As capas duras são:

Um Brasileiro Chamado Zé Carioca será um especial com muitas histórias antigas do personagem todas de autoria de Ivan Saidenberg e Renato Canini. Não é a coleção completa, mas uma boa parte de tudo que eles produziram. Poderá ser futuramente lançado um segundo volume para completar.

Eu não gosto muito de Zé Carioca, então não tenho muito interesse em adquirir a edição. Mas para quem é fã do Zé considero como compra obrigatória. 

História e Glória da Dinastia Pato esta sendo anunciada com a edição "definitiva" da famosa saca já publicada nas revistas mensais, depois em um Tio Patinhas Especial, Disney Especial N°100 e, por último, mais recente em um especial de formato americano. O que faz ela ser considerada definitiva é o fato de estar completa e incluir as "novas histórias" tanto a nacional da Margarida, que completou o número de páginas do Disney Especial, como as italianas em homenagem a saga. 

Esta saga para mim é o que melhor a Itália produziu. Devo comprar para ter bem guardadas essas histórias. 

Contos de Natal informa que contém todas as histórias de Carl Barks de temática natalina. 

Eu fico meio confuso com essa edição. Será que as histórias do Carl Barks viram agora sobre forma de temáticos? Ou futuramente será lançada a sua coleção em capa dura? Compro ou não compro?

Cinema essa coleção contém histórias paródias sobre grandes filmes.
Não vejo nada de interessante, para mim tem bem cara de um temático qualquer.